Progresso?

Oi Oi gente!

Quem nunca ouviu a frase “Não se pode parar o progresso” (ou algo do gênero)? Acredito que todos sabem o que é o progresso. Eu não tenho nada contra este, até gosto dele. Acho muitíssimo importante para a sociedade. Mas, em alguns casos é preciso analisar todas as possibilidades para se considerar o “progresso” satisfatório.

Isso aconteceu com a Represa de Assuã, localizada no Egito. Ela foi projetada para abastecer a região quando o Rio Nilo estivesse baixo. O projeto era, realmente, uma maravilha. Mas não é só da teoria que se mantém uma construção. A execução foi um verdadeiro desastre.

Foram necessários 6 anos para que toda a água da represa fosse armazenada ( de 1964 a 1970). Essa demora se deu por dois principais fatores; As perdas anuais por infiltrações subterrâneas foram quase 15 milhões de M³. Além disso as perdas por evaporações foram maiores que se esperava, era esperada uma perda de aproximadamente 15 milhões de M³, agora a perda é 50% maior que o planejado.

Grande parte do  limo, que transforma o solo em húmus ( terra super fértil), ficou alojado no fundo da represa, de forma que a agricultura foi muito prejudicada.

Além de tudo isso tem mais uma coisa que promete “caguentar” com tudo de uma vez. Toda a água que está se perdendo por infiltrações e evaporação é a mesma quantidade que antes desembocava no Mar Mediterrâneo. Ou seja, trocaram seis por meia dúzia.

Fizeram toda uma construção para não mudar NADA! E tudo isso ainda acarretou

num êxodo rural, uma vez que a maioria dos 33 milhões de habitantes que dependiam do limo para sua plantação, não tem dinheiro para comprar as máquinas que tirariam este do fundo do Rio Nilo.

A Represa de Assuã é um ótimo exemplo de que devemos sempre analisar as possibilidades antes de se inicia um “progresso”, pois ele pode se transformar em um retrocesso.

E vocês? Tiveram alguma experiência com um progresso que deu errado? São a favor dele? Comentem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s